Quando criamos um texto é natural querer que alguém o aprecie, dê uma opinião, faça uma crítica e até contribua tornando-o melhor. Neste blog haverá uma certa pluralidade de textos, de ideias e portanto trocas. No mundo da linguaguem ocorrem mudanças constantes. O fato de "dizer" algo que ainda não foi dito abre um leque de dizeres complementares, com outro sabor, outra visão e assim vai se transformando e incorporando novos sentidos do que se quer DIZER.....
quarta-feira, 13 de abril de 2011
MEDICINA INDÍGENA - MAGIA E CURA
Medicina Indígena - Da magia à Cura
Atualmente, a medicina indígena é um recurso para a cura de enfermidades graves, quando foram esgotados os recursos científicos, porque lida, principalmente, com a fé. Assim como muitas outras medicinas alternativas. Isso tudo não quer dizer que várias das ervas usadas pelos pajés e xamãs sejam descartadas pela medicina tradicional, pois muitas delas possuem princípios químicos ativos que, inclusive, vêm sendo objeto de pesquisa científica e que já compõem vários dos remédios que vamos procurar em farmácias.
Ervas e Medicamentos
De acordo com a FUNAI, Fundação Nacional do Índio, muitos vegetais usados pelos indígenas como medicamentos apresentam de fato resultados surpreendentes e, os conhecimentos técnicos, muitas vezes complexos, dos índios brasileiros, estão presentes tanto no combate às doenças, quanto na caça e na pesca (através da utilização de venenos), na ecologia, na astronomia, na fabricação de sal, de objetos de borracha, de tecidos e na guerra (uso de gases asfixiantes).
O Estado do Acre possui mais de 200 espécies de plantas medicinais catalogadas. Os habitantes da floresta sabem como utilizar toda a riqueza e as potencialidades das plantas. São bastante difundidos na região os medicamentos caseiros, que se utilizam das ervas e plantas da Amazônia como matéria-prima. Cosméticos são preparados à base de óleo de copaíba, e o pau-rosa é utilizado na fabricação de fixadores de perfumes e essências.
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3708&ReturnCatID=1795
Os nativos de toda a América têm um legado ancestral no uso da antiga sabedoria da Mãe Natureza através das ervas, plantas, resinas e outras misturas. São empregadas em várias cerimônias, na defumação, na toma, em emplastros, com o objetivo de proporcionar cura de doenças em vários níveis, bem-estar, equilíbrio, sabedoria, limpeza, purificação, e contato interior com espíritos guardiães.
Das plantas estimulantes usadas pelos índios, algumas delas hoje se espalharam pelo mundo, como o guaraná (estimulante notável, com baixo teor de cafeína), o tabaco (era usado principalmente para efeitos mágicos, como terapêutica medicinal e como estimulante), a erva-mate (ao que tudo indica, foi principalmente consumida pelos Guarani, que a usavam ao natural com fins medicinais).
http://www.terramistica.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário